segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

" Tivesse eu sabido ", de A. C. Swinburne.

Tivesse eu sabido, quando a vida era como um vento tépido e feliz,
Brando e ruidoso na aurora e na névoa brilhante do orvalho,
Que havia de chegar o tempo em que, suspirando, os corações diriam:

" Tivesse eu sabido... "

Nem sequer as rosas rindo ao beijarem-se,
Nem, ao sol, o mais encantador riso ondulante do mar,
Teriam vindo fascinar a minha alma para que neles reparasse.

Agora o vento é como uma alma desterrada a rezar inutilmente
As preces que não conseguimos ouvir se o coração lhes resiste,
Agora que a minha própria alma, à deriva e perdida como o vento, suspira:

" Tivesse eu sabido. "


A. C. Swinburne, Poemas, Tradução de Maria de Lourdes Guimarães, Relógio D´Água Editores, Lisboa, Outubro de 2006, p.163.

2 comentários:

  1. Belíssimo e de uma sensibilidade incrível!

    Beijos Av3ssos,
    Lígia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer imenso reler este seu comentário, Lígia Guerra. De facto, Swinburne foi notável como poeta e como pessoa.
      Grato pelo seu lindíssimo blogue, cheio de excelentes ensinamentos.
      Um abraço desde Lisboa !

      Eliminar